terça-feira, 20 de março de 2012

Doença : Sarna

É uma doença simples, de fácil tratamento, porém causa muito desconforto dor e até a morte do periquito. A Sarna se apresenta com placas escamosas de coloração amarelada, que se situam especialmente nas áreas sobre o bico, em torno do globo ocular e nas extremidades do bico e das patas, podendo ser levada também para a região da cloaca.


Seu tratamento é basicamente aplicações locais de medicamentos específicos, bastando para isto segurar o periquito com umas das mãos, e colocar sobre as regiões afetadas uma ligeira camada de pomada acaricida para pássaros, efetuando uma suave massagem para que se vá soltando as crostas e escamas onde se alojam os ácaros. Aplica-se pulverizações de inseticidas em spray ou pó, especialmente para pássaros. A pomada DOLEMIL é bastante indicada para todos so tipos de sarna aviária.


É comum encontrar esta doença em periquitos que rolam de uma para outra gaiola suja em pequenos comércios de aves pela cidade. Em criadouros onde os pássaros são bem cuidados, desinfetados e desverminados periodicamente é muito raro vermos esta doença.


Quando encontro um periquito nestas condições indico o uso de SBP, inseticida doméstico a base de água. Após agitar o frasco, direciono o jato para bem próximo de um papel limpo e deixo formar uma massa líquida onde com o auxílio de um cotonete aplico esta substãncia sobre as partes afetadas. Esta indicação está presente em livros sobre criação de pássaros, é eficiente, e dependendo do caso resolve com duas ou três aplicações.

Postado por Julio Cesar Dutra Junior às 13:52 | Marcadores: criação de periquitos, cuidados, doenças de periquitos, gaiola, inseticida, livros, periquito australiano, periquito inglês, pássaros, pó, saúde, spray |

12 comentários:

  1. A Sarna passa para outras passaros no viveiro? pois tenho 5 aves e estou achando que uma delas esta com sarna! pois tem umas erupções perto do bico, comprei ele tem dois dias e nao vi que ele estava assim fui ver so quando cheguei em casa...

    ResponderExcluir
  2. É preciso desinfectar o viveiro quando aparece essa doença?

    ResponderExcluir
  3. Além de você remover, ou transferir essa ave para outro viveiro, você tem sim que desinfectar o viveiro!

    ResponderExcluir
  4. Oi boa noite quero ajuda,eu tenho um periquito daqueles verde que parece com papagaio e ele esta com coceira nos pes e esta em tempo de cair de tanto ele beliscar chega ate sair sangue,como faço para curalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá que levá-lo ao veterinário. Ele precisará de medicamentos específicos para o caso, que provavelmente pode ser o início de uma sarna.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se eu usar o sbp,se meu periquito nao ira se entosicar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, isso pode fazer mal até a humanos dependendo da quantidade. Vá a um veterinário que ele lhe receitará um medicamento certo.

      Excluir
  7. Ganhei dois periquitos tem uma semana e vi que um estava com o bico maior e estranho e em uma das perninhas tinha um caroço enorme então pesquisei e descobri que era sarna comprei a pomada e estou passando. Só gostaria de saber se o biquinho dele volta ao normal pois esta muito grande e pontudo ou eu devo pedir pra alguma pessoa que saiba corta pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá que pedir alguém para cortar. Infelizmente o bico não voltará a ser 100% perfeito como antes. Mas a tendência é dar uma melhorada.

      Abraços!

      Excluir
  8. Gente estou desesperada, achei depois periquitos abandonados completamente irreconhecíveis d i água e comida o que mais posso fazeralem de aplicar a pomada um tem os pesinhos enormes e unhas compridas esse mesmo está com o voto enorme parece que está caindo está torto o outro não está tão mal .me ajudem dói meu coração velo tão mal

    ResponderExcluir
  9. a sarna do periquito a sarna pega em pessoas

    ResponderExcluir