segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Macho ou Fêmea??

Resultado de imagem para periquitos australianos machos e femeas
    Bem... ultimamente muitos leitores do Blog vieram me procurar com essa imensa dúvida. Eu havia postado duas publicações sobre essa tema, mas já faz alguns anos e resolvi postar novamente para ajudar vocês a tirarem essa dúvida agoniante,ou pelo menos tentar ajudar, rsrs. 
    Vamos começar pelo macho. A narina do macho pode variar de cor conforme a idade e a genética. O macho FILHOTE apresentará a narina azul com um forte tom de roxo nas partes inferiores, exemplo é a primeira foto da direita para a esquerda na imagem ao lado. Já o macho ADULTO, apresentará a narina completamente azul, conforme a primeira foto da esquerda para a direita. A medida que ele vai envelhecendo sua narina ficará com um azul fosco. Agora referindo-se a genética, tomemos os Lutinos como exemplo. Tanto o macho FILHOTE quanto o ADULTO apresentarão como cor de sua narina o rosa violeta, ou um roxo bem claro, conforme a segunda foto da imagem da esquerda para a direita. 
    Falaremos sobre as fêmeas agora. A narina da fêmea, também pode variar as cores conforme idade, genética e época reprodutiva. A fêmea FILHOTE apresentará a narina com um azul bem clarinho e disfarçado com o branco, como mostra a segunda foto da imagem da esquerda para a direita. A fêmea ADULTA irá variar as cores de sua narina entre branco e marrom, conforme a época reprodutiva e não reprodutiva. Na época reprodutiva sua narina permanecerá totalmente marrom como mostra a segunda foto da imagem da direita para a esquerda. Já na época em que não reproduz sua narina permanecerá branca com leves tons de azul parecendo-se com a cor da narina de uma fêmea filhote. Já quanto a genética, tomemos os Lutinos novamente como exemplo. Tanto a fêmea FILHOTE quanto a ADULTA apresentarão a narina com um lilás bem clarinho quase branco. E essa coloração permanece sempre, não variando nas épocas reprodutivas. Exemplo é a primeira foto da direita para a esquerda.

Yann Xaneis"

7 comentários:

  1. Estou com uma dúvida com um periquitos que comprei esses dias, gostaria de saber se não tem nenhum e-mail que eu possa enviar uma foto para você me ajudar a saber se é macho ou fêmea?

    ResponderExcluir
  2. Olá me tira uma dúvida : o periquito que comprei ainda é filhote ,mas a narina dele é meio lilás com os orifícios branco ! É realmente uma fêmea ?

    ResponderExcluir
  3. Uou, finalmente alguem matou minha duvida sobre os lutinos, obrigado!

    ResponderExcluir