quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Periquito australiano

O periquito australiano é uma ave vinda de Austrália a mais de 100 anos. Esta ave foi domesticada e começou a ser criada em cativeiro.
Ela costuma a comer frutas como banana maçã etc. Legumes como couve tomate etc. E também ração industrializada.

A incubação dos ovos leva mais ou menos 18 dias, em seguida começa o crescimento dos filhotes e com isso deve colocar uma comida mais leve mais macia para não ter risco dos filhotes engasgarem e morrer.

Para que os periquitos fiquem felizes e acasalem mais deve colocar no mínimo dois casais de periquitos. Para saber quando é macho ou fêmea olha pela carúncula, ou seja, o nariz da ave se for marrom é fêmea se for macho é azul. Enquanto os filhotes depois de alguns dias fora do ninho que vai começar a identificar se é macho ou fêmea.

Enquanto o tamanho do viveiro, ele deve medir no mínimo 60 cm de largura e 80 de altura, para que os periquitos voam e façam exercício,e não morrer de tristeza.

Caso você queira por outras aves junto com os periquitos,não é bom por esta ave se ela estiver
nova ainda um filhote pois os periquitos podem bater até matar esta ave.

Os periquitos australianos são muito dóceis.Muitas das vezes são adestradas para ser companheiras na maior parte de suas atividades até coça a cabeça para mostrar o carinho.

Se você estiver sozinho é só arranjar um companheiro fiel como esse.

TEXTO: Yann  Xaneis"

14 comentários:

  1. amei seu blog tenho uma e sou apaixonada por ela!
    gostaria de saber o que posso esta fazendo para ela se sentir mais alegre?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, seria bom se possível ter uma companhia para ela.Mas você também pode por brinquedos para ela, argolas, puleiros artificiais, bolinhas...E uma alimentação diferente além do painço e gira-sol.

    ResponderExcluir
  3. Meus periquitos estao juntos há um mes, tenho certeza que se trata de um casal, porem o macho da comida pra ela, mas nao fica perto, nao cossa a cabeça dela e tem hora que chega a fugir dela.Nao sei o que devo fazer para que eles se unam e comecem a botar, até raçao pra postura de aves já comprei. Ajude, por favor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1° vc tem que olhar a idade do casal, pq se forem novos demais não vai dar certo! 2° se eles estão confortáveis no viveiro, 3° se o ninho é adequado, se nenhuma das 3 tentativas funcionar vc tem que trocar ou comprar outro macho ou fêmea, pq os 2 não vão dar certo fácil!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um casal ..Ela botou 2 ovos porém um apareceu quebrado e o macho está brigando muito com a fêmea ..Separei ele fiz certo ???! Ele está entrando na casinha e ela está com medo de entra !!! O que eu faço continuo separando ou colocou juntos novamente !!
    Obrigada me ajuda !!!!+

    ResponderExcluir
  7. Tenho um casal ..Ela botou 2 ovos porém um apareceu quebrado e o macho está brigando muito com a fêmea ..Separei ele fiz certo ???! Ele está entrando na casinha e ela está com medo de entra !!! O que eu faço continuo separando ou colocou juntos novamente !!
    Obrigada me ajuda !!!!+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá que trocar o casal. Eles não conseguirão procriar assim. Já que a fêmea fica 90% do tempo no ninho chocando e o macho tem a função de alimentá-la, pois ela não pode ficar saindo para isso... E se o macho não estiver fazendo isso ela precisar sair muito do ninho para se alimentar, logo os ovos vão se perder.

      Excluir
  8. bom dia irmao.... eu estou com um periquito que quando o comprei ele tinha o nariz rosa e agora ficou meio azulado... mas esles so vivem se beijando e trocando carinhos ... teria alguma forma que eu possa te enviar a foto para me tirar a duvida se é macho ou femea ...pois se for os dois machos irei comprar femeas e separalos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar no meu Whatsapp: 37988239824
      E-mail: yannxaneis@hotmail.com
      Facebook: Yann Xaneis

      Excluir
  9. quanto tempo apos estarem juntos eles começa a reproduzir ?

    ResponderExcluir
  10. Como faço para comprar um casal de periquitos australianos roxos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem raro conseguir, rsrs. Dificilmente vai conseguir em agropecuárias. Roxo é uma das cores mais raras. Recomendo você procurar criadouros pela internet e tentar comprar direto deles.

      Abraço!

      Excluir